As células-tronco são células com uma grande capacidade de se multiplicar e se diferenciar em outras e são formadas no processo de desenvolvimento embrionário. Para entendermos sua origem precisamos conhecer sobre a embriologia, um campo da biologia do desenvolvimento que estuda desde a formação do zigoto até o fim do desenvolvimento do embrião.
A formaçao do zigoto acontece quando um espermatozóide chega no interior do óvulo, fecundando-o. Assim, os cromossos do óvulo e do espermatozoide se misturam e começam a se dividir, até formar a mórula. Pouco tempo depois já sao inúmeras células, esse conjunto chama-se blastocisto. Nele, a maioria das células se encontram na superfície,diferente das células-tronco embrionárias, que ficam no seu interior. A partir dali elas se dividem para formar todas as células e tecidos do corpo humano.
As células-tronco são fruto de intensa pesquisa pois podem recuperar tecidos danificados por doenças e traumas. São uma nova esperança para portadores de lesões sérias, que muitas vezes impedem a prática de certas atividades, e portadores de doenças como diabetes e Alzheimer. Pesquisas nessa área podem descobrir a cura para paraplégicos, cegos, portadores de câncer, etc.
Porém, o uso dessa terapia ainda é muito polêmico já que a maioria das técnicas usadas para conseguir essas células destroi o embrião, destruindo assim uma possível vida.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente o teu trabalho Juliana, bem explicado e resumido fácil de entender.
ResponderExcluirMas acho importante salientar que há diferentes tipos de células-tronco
Totipotentes, que podem produzir todas as células embrionárias e extra-embrionárias. As Pluripotentes, que podem produzir todos os tipos celulares do embrião. As Multipotentes, que podem produzir células de várias linhagens. As Oligopotentes, que podem produzir células dentro de uma única linhagem e as Unipotentes, que produzem somente um único tipo celular maduro.
E que os tratamentos são muito caros complicando a acessibilidade de pessoas com baixa renda.
Achei muito boa a maneira como tu te referiu ao tratamento de problemas como paraplegia e etc através das células-tronco. Também gostei que tu falou da polêmica gerada em torno desse assunto devido as técnicas utilizadas que destroem o embrião ou seja uma possível vida, mas acho que vale a pena continuar com esses estudos pois dá uma nova esperança a pacientes que muitas vezes não tinham mais motivação alguma.
ResponderExcluir